A cerimônia do Oscar de 2016 foi uma das mais emocionantes dos últimos anos, com vários filmes incríveis indicados e uma disputa acirrada entre os principais concorrentes. Eu tive a oportunidade de assistir a todos os filmes indicados e agora vou compartilhar minhas opiniões e críticas sobre cada um deles, bem como escolher meu favorito da noite.

A primeira categoria que eu quero falar é a de Melhor Filme. Os indicados foram “Ponte dos Espiões”, “Brooklyn”, “Mad Max: Estrada da Fúria”, “Quarto” e “O Regresso”. Todos esses filmes eram excelentes em sua própria maneira, mas o meu favorito foi sem dúvida “O Regresso”. A direção de Alejandro G. Iñárritu foi impecável, assim como a atuação de Leonardo DiCaprio, que finalmente ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator. A fotografia também foi excepcional e a história foi emocionante. O único problema que tenho com este filme é que é muito longo, com quase três horas de duração.

A categorias de atores e atrizes também foram bastante disputadas. Eddie Redmayne em “A Garota Dinamarquesa” e Brie Larson em “Quarto” foram muito elogiados, mas não conseguiram superar o trabalho de DiCaprio e de Cate Blanchett em “Carol”. Blanchett era simplesmente deslumbrante neste filme, e sua representação de uma mulher que luta contra os estereótipos em uma época em que isso não era comum foi incrível.

Outra categoria que gostaria de destacar é a de Melhores Efeitos Visuais. “Mad Max: Estrada da Fúria” e “Star Wars: O Despertar da Força” foram os principais concorrentes e, pessoalmente, eu não consegui decidir qual era o melhor. Ambos os filmes eram espetaculares em termos de efeitos visuais, mas eu acredito que “Mad Max” mereceu o prêmio. A ação e a cinematografia deste filme foram simplesmente incríveis, e acho que o fato de a maioria dos efeitos visuais terem sido feitos de forma prática, em vez de CGI, foi um fator importante que contribuiu para o sucesso do filme.

A única decepção da noite foi o resultado da categoria de Melhor Animação. “Divertida Mente” foi um dos filmes mais adoráveis ​​e bem realizados dos últimos anos, mas não conseguiu vencer o menos popular “O Menino e o Mundo”. Foi uma grande injustiça, mas espero que isso não diminua a qualidade do trabalho sensacional de “Divertida Mente”.

No geral, a cerimônia do Oscar de 2016 foi um grande sucesso e foi um dos eventos cinematográficos do ano. Todos os filmes indicados eram excelentes em sua própria maneira, e escolher um favorito foi bastante difícil. Mas, no final, minha escolha definitiva é “O Regresso”, graças à sua direção excelente, atuação brilhante e história emocionante. Este filme é verdadeiramente um clássico moderno e uma obra-prima incontestável.